Sua unha está frágil? Procure um dermatologista

Quantas vezes você já reparou que sua unha passou por um período mais frágil? Esse é um dos sintomas que mais levam pacientes ao consultório de dermatologistas, para entender o que está acontecendo com essa parte que protege – e é responsável pela estética – das pontas dos dedos.

Existem vários motivos que levam ao desenvolvimento de unhas fracas – inclusive alguns que pouca gente imagina. Para entender o que está acontecendo e por que você deve procurar um dermatologista, confira esse artigo sobre o assunto!

Por que as unhas enfraquecem?

As unhas frágeis são sintomas muito comuns na rotina de qualquer pessoa. Por estar associada a vários fatores de saúde, seu diagnóstico é feito praticamente com a exclusão de suspeitas, para identificar qual a real causa dessa condição.

Elas podem ser consequência de infecção como micoses, de doenças como a psoríase, de má alimentação, alterações hormonais ou simplesmente uma consequência do hábito de roê-las. Para identificar, portanto, é preciso contar com a avaliação física e bioquímica do paciente para conseguir entender por que o organismo está se comportando dessa maneira.

Como evitar que isso aconteça?

Uma boa maneira de evitar que as unhas frágeis se manifestem na sua rotina é se atentar para a saúde das mesmas. Garantir primeiro que elas estejam sempre bem cuidadas, limpas e devidamente cortadas é um desses cuidados.

Para mulheres, especialmente, é preciso atenção com o hábito de pintar as unhas, visto que não oferecer um período de descanso entre as pinturas pode também enfraquecer esse tecido. É sempre importante deixar as unhas sem tinta pelo menos por alguns dias, antes de passar um novo esmalte.

Manter uma alimentação equilibrada também é importante, já que as unhas precisam de proteínas, vitaminas e minerais para se manter íntegras.

Visitar o médico para manter seus exames em dia também é importante, já que qualquer sinal de alteração metabólica já pode ser um indício de que suas unhas vão enfraquecer.

Como fortalecer as unhas?

Para fortalecer as unhas é preciso, antes de tudo, garantir que seu corpo está saudável. Comer bem, manter as visitas ao médico em dia e viver uma vida saudável já são cuidados suficientes para evitar unhas quebradiças.

O cuidado com a saúde das unhas é secundário, mas não menos importante. Mantenha-as higienizadas e saudáveis, sempre, para evitar infecções locais.

Qual o papel do dermatologista nesse cuidado?

O dermatologista é o profissional responsável por identificar problemas de saúde relacionados à unha frágil e também indicar o tratamento recomendado para cada caso. Por isso, ao identificar o primeiro sinal de que existe algo errado com a saúde de suas unhas, procurar esse profissional é essencial.

Você está com as unhas frágeis? Já marcou sua consulta com um dermatologista para conferir o que deve fazer? Conheça o time de profissionais da clínica Benessere!