Artigos

Teste Ergoespirometrico. Melhore sua performance com esse exame

Teste Ergoespirometrico. Melhore sua performance com esse exame

Para iniciar uma prática saudável de atividades físicas e finalmente deixar de lado o sedentarismo é preciso passar por alguma rotina de cuidados e exames para começar do jeito certo.

Uma dessas etapas é o teste ergoespirométrico, que é bastante solicitado por médicos para avaliar o esforço cardiopulmonar do indivíduo após um esforço físico (como um exercício). Entenda nesse artigo como ele é feito e por que você não deve deixar de fazê-lo!

Para que serve o teste ergoespirométrico?

Esse teste é feito com o intuito de fazer uma avaliação do desempenho físico, cardiovascular, muscular e pulmonar de um indivíduo em sua situação máxima de esforço. A partir desse teste é possível definir quais são os fatores que delimitam o esforço do indivíduo e que podem, acima disso, colocar sua saúde e bem estar em risco.

Nesse teste é medido o consumo máximo de oxigênio (chamado de VOmáx), suas frequências cardíacas e gasto calórico total. Todas essas informações vão ser usadas para melhorar a capacidade física e prática do indivíduo ao longo do tempo.

Como é feito esse exame?

O teste ergoespirométrico acontece em quatro etapas, que permitem a avaliação completa do indivíduo durante o exame.

A primeira consiste na realização de um esforço físico que cresce exponencialmente (realizado em uma esteira ergométrica, de preferência). Todos os dados de respiração e batimentos cardíacos são avaliados e acompanhados em tempo real.

A segunda consta com um período de oito minutos de esforço físico máximo, intercalado por dois minutos de repouso, também com constante acompanhamento dos dados fornecidos pelo organismo do paciente.

Na terceira etapa o exame é feito com o auxílio de uma máscara que vai coletar todo o ar expirado pelo indivíduo durante a prática.

Na quarta e última etapa é medido, também durante o esforço, um registro de seu funcionamento cardíaco completo, além de aferição de sua pressão arterial durante o período.

Vale lembrar que para realizar esse exame o paciente precisa seguir algumas instruções básicas:

  • Usar roupas confortáveis para realizar o exercício;
  • Não fumar duas horas antes do exame;
  • Não estar em jejum;
  • Não praticar atividades físicas 12h antes do exame;
  • Não usar creme, gel ou óleos na pele logo antes da realização do exame.

Quem pode fazer esse exame?

O exame pode ser realizado por qualquer pessoa que pretende começar – ou que já pratica – uma atividade física. O acompanhamento de um profissional durante a realização do exame é indispensável para evitar riscos e para garantir os resultados desejados.

Após a realização do teste é possível realizar uma rotina de atividades físicas de maneira segura e satisfatória para sua saúde. Por isso, visite um médico e solicite o pedido para realizar esse exame.

Na Clínica Benessere realizamos esses exames regularmente. Marque um horário com a gente!