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Tenha uma alimentação correta para se sair bem nos treinos

Tenha uma alimentação correta para se sair bem nos treinos

A alimentação é uma etapa importante para garantir a boa performance de quem está praticando uma atividade física. Ela não é essencial apenas para atletas amadores ou de ponta, mas também indispensável para quem está começando no mundo das atividades físicas ou para quem se exercita apenas para manter a saúde.

Existem regras para ter uma alimentação correta e adequada para seus treinos terem os melhores resultados. Que tal conferir quais são esses cuidados?

Antes dos treinos: foque no consumo de carboidratos

O período pré-treino deve ser focado no consumo de alimentos que vão lhe fornecer energia para gastar durante o treino. Por isso, o nutriente mais valorizado aqui é o carboidrato, que é a principal fonte de energia que nosso corpo utiliza.

Fazer exercícios em jejum ou sem ingerir uma dosagem correta de carboidratos pode resultar em uma queda de performance durante a prática e pode até mesmo colocar sua saúde em risco. Por isso, é preciso saber exatamente quais carboidratos comer para garantir o melhor resultado possível.

Durante os treinos: hidrate-se e, se necessário, use mais carboidratos

Durante os treinos a alimentação deve estar focada na hidratação do praticante. Como perdemos muita água durante um exercício, é natural que a preocupação aqui seja mantê-la em níveis normais, porém sem risco de oferecer um volume excessivo dessa bebida também.

Para quem pratica exercício mais intensos e de longa duração, aqui pode ser interessante também garantir uma reposição de carboidratos, visto que os estoques podem se esgotar durante o treino, levando a uma maior sensação de cansaço e queda na produtividade.

Depois dos treinos: reponha as proteínas e as energias

O período pós-treino deve ser focado em dois objetivos: recuperação muscular e reposição das energias gastas durante o exercício.

Para garantir a recuperação muscular e estruturar as fibras que foram utilizadas no exercício, é necessário garantir a ingestão de proteínas nesse período, para que os aminoácidos sejam utilizados para recuperar o tecido das musculaturas. Junto com as proteínas, é preciso fornecer também carboidrato nessa etapa, para garantir que o corpo reponha suas reservas gastas durante o treino.

Junto com a alimentação, o praticante deve se atentar à hidratação, para garantir que o corpo está bem abastecido de água e, é claro, permitir-se um período de repouso e descanso, para que suas células consigam se recuperar da melhor maneira possível.

O volume de carboidratos, proteínas e outros nutrientes que podem ser necessários para o indivíduo que vai praticar uma atividade física pode variar muito, especialmente de acordo com o tipo de exercício, tempo de prática e suas características corporais. Exatamente por isso, o auxílio de um profissional do ramo da nutrologia é essencial para garantir os melhores resultados possíveis para seu treino, sua saúde e sua forma física.

Quer ter uma boa performance nos treinos? Agende uma consulta com um dos nossos nutrólogos e se alimente corretamente.