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Sente muita fome? Veja as razões para isso acontecer

Sente muita fome? Veja as razões para isso acontecer

Existe uma grande diferença entre sentir fome e ter vontade de comer – e existem vários fatores que podem influenciar nesses sintomas. Podemos ter mais vontade de comer porque estamos mais cansados, tristes ou sedentários, procurando maior conforto, mas também podemos ter fome quando nos alimentamos de maneira irregular.

Abaixo, listamos alguns fatores que podem influenciar no aumento do seu apetite, para que você se atente a eles. Confira!

Você tem fome porque tem sede

O organismo pode se confundir quando está com sede, passando a sensação de fome para o nosso cérebro. Uma simples desidratação pode lhe fazer querer comer um pouco mais e, por isso, teste tomar um pouco de água para ver se essa é a razão da sua fome.

Má qualidade do sono

A medicina já provou que pessoas que dormem mal tem aumento da produção de um hormônio chamado de grelina, que é responsável por estimular o apetite. Por isso, ao dormir pouco – ou dormir mal – você pode sentir mais vontade de comer, sem necessariamente estar com fome.

Baixa ingestão de carboidratos complexos

Sua alimentação é constituída basicamente de arroz branco, pães brancos e outros carboidratos de absorção fácil? Esse pode ser o motivo da sua fome, já que seu organismo metaboliza todos eles muito rapidamente. Por isso, que tal trocar seus carboidratos simples por versões integrais mais complexas? Seu apetite agradece.

O estresse afeta seu apetite

Você sabia que pessoas estressadas naturalmente comem mais, mesmo estando sem fome? Isso acontece porque o nível de adrenalina é tão alto no organismo que pode também elevar sua fome. Por isso, quando estiver tenso, fique atento para não exagerar na alimentação (e também trate a sua ansiedade!).

Você está comendo pouca gordura e proteína

Gorduras e proteínas são nutrientes que, naturalmente, ajudam o organismo a aumentar a sensação de saciedade e, portanto, fazer com que você coma menos durante uma refeição. Se você valoriza apenas a ingestão de carboidratos e continua com fome, é sinal de que precisa equilibrar seu prato com um pouco mais de proteína e gorduras.

Você está saltando refeições

Apesar de parecer óbvio que o hábito de saltar refeições vai fazer você perder peso com mais facilidade, essa prática só vai lhe fazer querer comer mais. Por isso, se seu apetite anda desregulado, que tal avaliar qual está sendo a frequência de suas refeições? Talvez seja essa a questão que você precisa ajustar.

Se mesmo avaliando todos esses pontos, você continua sentindo muita fome, talvez seja a hora de buscar ajuda personalizada. Que tal marcar uma consulta com um especialista?