Artigos

Saiba porque você deve parar de comer batata frita

Saiba porque você deve parar de comer batata frita

Crocantes, saborosas e muitas vezes irresistíveis, as batatas fritas são presença quase frequente no prato de muitos brasileiros – e não apenas que visitam as hamburguerias. Restaurantes a la carte e self service também servem essa apetitosa iguaria para os vários clientes que circulam em seu estabelecimento.

Apesar de extremamente popular, o consumo de batata frita não deve ser incentivado por profissionais da área da saúde, apesar de parecerem extremamente inofensivas. Você sabe o motivo pelo qual deve parar de comer batata frita?

Ricas em gorduras saturadas

Batatas fritas não são alimentos de origem animal, mas podem facilmente aumentar seu consumo de gorduras saturadas durante o dia. Batatas fritas feitas na hora, pré congeladas ou até as industrializadas contam com alto teor de gorduras totais e, dentre elas, as saturadas.

Gorduras saturadas, como sabemos, são prejudiciais ao organismo e podem elevar o colesterol ruim, a pressão arterial e causar doenças mais graves, como a síndrome metabólica e a diabetes.

Ricas em gorduras trans

Muitas das batatas fritas comercializadas em estabelecimentos de alimentação, como restaurantes e fastfoods, são preparadas com óleo vegetal. Esse tipo de óleo, quando elevado a altas temperaturas, pode levar a gordura a um processo de hidrogenação, transformando-a em gordura trans, gerando compostos químicos que prejudicam a saúde em um nível muito mais grave do que as gorduras saturadas.

As gorduras trans são responsáveis por elevar os níveis de colesterol LDL, abaixar os de HDL e também ter grande relação com o desenvolvimento de doenças como o câncer e os problemas de coração.

Excesso de sódio

As batatas fritas são geralmente servidas com uma grande quantidade de sal de adição, para permanecerem sempre salgadinhas e crocantes. Essa mistura de sal e gordura não faz nada bem para a nossa saúde, elevando não apenas a nossa pressão arterial, como os riscos de desenvolver quadros de AVC, problemas cardiovasculares, renais, respiratórios e até doenças neurológicas.

Excesso de consumo de carboidratos

Por serem saborosas, leves e fáceis de comer, é muito fácil exagerar na hora de colocar a batata frita no seu prato. Isso leva a um consumo exagerado de carboidratos que, quando em excesso no nosso organismo, podem prejudicar os níveis de glicose e gordura no sangue, afetando a qualidade da nossa saúde.

Vale lembrar que o consumo de batata frita nunca é feito sozinho, mas sempre vem em conjunto de outros alimentos ricos em carboidratos, aumentando ainda mais o valor calórico ingerido.

Parar de comer batata frita é um cuidado que você precisa dedicar para a sua saúde. Está com dificuldades em realizar essa tarefa? Marque uma consulta com nossos especialistas!