Entenda por que o melasma surge em sua pele

Entenda por que o melasma surge em sua pele - Clínica Benessere

A saúde da pele é um aspecto importante a ser observado no seu dia a dia ou em uma consulta de rotina. O surgimento de manchas pode indicar o desenvolvimento de alguma doença silenciosa e que pode colocar em risco a sua qualidade de vida.

O melasma é uma dessas doenças que se desenvolvem na pele e que você precisa aprender a identificar. Que tal entender por que ele surge e quem procurar para tratar?

O que é o melasma?

Melasma é o nome dado para a doença que tem como principal característica o surgimento de manchas escuras com formato irregular na pele, na região do rosto, braços e colo. É uma condição muito comum em mulheres jovens (na gestação, inclusive, ela é chamada de cloasma gravídico), mas também é diagnosticada em homens.

Ele se manifesta de três maneiras:

• Epidérmico: com manchas que estão apenas na camada superficial da pele;
  • Dérmico: com depósito de melanina também em regiões dos vasos e tecidos mais profundos;
  • Misto: com pigmentos na camada superficial da pele mas também em camadas da derme.

O que causa o melasma?

Não existe exatamente uma causa definida para a manifestação do melasma, mas é possível afirmar sim que ele tem uma grande relação com o tempo de exposição solar e o uso de medicamentos específicos (como anticoncepcionais). Ele também depende de fatores hormonais e uma predisposição genética do paciente para acontecer.

O melasma também é uma condição relacionada com outras doenças (como as hepatopatias) e é muito comum durante a gestação.

Os fatores de risco para desenvolver o melasma, portanto, são:

• Exposição ao sol;
  • Alterações hormonais;
  • Uso de cosméticos que podem irritar a pele;
  • Ser do sexo feminino;
  • Tom de pele mais escuro;
  • Histórico familiar.

Como é feito o diagnóstico e o tratamento do melasma?

Apenas um profissional médico, especializado no ramo da dermatologia, é capaz de fazer o diagnóstico do melasma em um paciente. Esse profissional, além dos conhecimentos técnicos específicos para fechar esse diagnóstico, conta com todo o material médico para essa finalidade.

O tratamento do melasma varia muito de acordo com o que está causando o aparecimento dessas manchas na pele do paciente. É possível fazer sessões de peeling, uso de medicamentos tópicos ou apenas aumentar a proteção física contra a ação dos raios ultravioleta. De qualquer maneira, a escolha do tratamento é sempre uma decisão e conduta médica.

Você acredita ter desenvolvido um quadro de melasma? Agende uma avaliação com nossos dermatologistas para realizar o tratamento!