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O que é Pace? Entenda como achar o seu e sua importância

O que é Pace? Entenda como achar o seu e sua importância

Quem está dando os primeiros passos no universo das corridas, muito provavelmente já ouviu falar de uma palavrinha muito utilizada entre os corredores mais experientes: Pace. Mas afinal, o que é o Pace, para que ele serve e como ele vai ajudar na minha corrida?

O que é Pace?

Pace é o nome dado ao ritmo médio de corrida que os praticantes medem para conferir como varia a sua performance de uma prova/treino para outro. Ele é medido ao acompanhar quantos minutos você gasta para completar um quilômetro.

Para que serve o Pace?

O Pace é uma medida média que ajuda os atletas a compreenderem como estão correndo. Como durante uma corrida você pode enfrentar trechos mais difíceis (como uma subida ou uma etapa sob o sol) e outros mais fáceis (uma grande reta), é natural que você oscile sua velocidade ao longo da prova.

Para conseguir isolar esses fatores extremos e obter um tempo médio de quanto você consegue correr, a proposta do Pace foi criada.

O Pace te ajuda a acompanhar suas evoluções nos treinos e também a se planejar em provas mais longas, para não se desgastar demais. Não se assuste ao medir seu pace ao longo de uma prova – é natural e esperado que ele varie entre os trechos (e saber disso lhe ajuda a se planejar para ter um pace médio melhor ao final da corrida).

Como calcular o meu Pace?

Já existem muitas esteiras, aplicativos e até relógio que calculam o seu Pace sozinho, de acordo com seu ritmo e tempo. Entretanto, se você não conta com essas modernidades para lhe ajudar, você pode calcular o seu Pace com uma formulazinha simples:

(Distância percorrida em metros/ tempo gasto em minutos *60)* 3,6

Portanto, se você correu 1km em 10 minutos o seu Pace será:

1000m / 10min * 3,6 = 10:00

Nesse caso o seu Pace seria de 10:00.

É importante ressaltar que não existe um Pace ideal. O Pace deve ser calculado para que você possa acompanhar os seus avanços e suas melhoras e não para ser comparado com o Pace de outras pessoas. Quando você faz isso, corre o risco de não respeitar seu corpo e suas próprias limitações, se expondo a maiores riscos de lesões e de problemas mais graves de saúde.

Para garantir que você pode começar a correr com segurança e evoluir o seu Pace, é preciso primeiro passar por uma consulta médica com um profissional de confiança e especializado no universo esportivo. Lá você fará exames importantes, como a ergoespirometria, que avalia sua capacidade respiratória e cardíaca durante um exercício.

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