Bioimpedanciometria

Esse exame proporciona a avaliação da composição corporal, sendo, portanto, fundamental ao acompanhamento de programas de emagrecimento, no pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica, na avaliação do condicionamento físico, na análise do nível de hidratação do paciente, na definição da dieta, na prescrição de exercícios físicos, na prevenção e no tratamento de cardiopatias e demais doenças.

Como funciona

O exame de bioimpedância tetrapolar com oito eletrodos tácteis é um exame de alta precisão, não invasivo, rápido e indolor, que fornece dados de: peso, massa músculoesquelética massa de gordura corporal, água corporal total, massa livre de gordura, proteínas, minerais, IMC, percentual de gordura corporal, relação cintura-quadril (RCQ), controle de gordura, controle de músculos, peso ideal, grau de sobrepeso, análise segmentada de massa magra de gordura (quatro membros e tronco).

Calorimetria Indireta

A calorimetria indireta é um exame utilizado para medir a taxa metabólica de repouso. A determinação do perfil metabólico em repouso é importante para personalizar as necessidades energéticas de cada paciente, quantificar a utilização dos macronutrientes da dieta, maximizar os benefícios da terapia nutricional e avaliar a eficiência metabólica, sendo, portanto, muito útil para a eficácia dos programas de emagrecimento e de hipertrofia.

Como funciona

O organismo consome uma quantidade fixa de oxigênio por cada caloria oxidada. Pela diferença entre a quantidade de oxigênio no ar inspirado e expirado, o aparelho calcula com precisão quantas calorias o corpo está "queimando" em repouso. Cada pessoa tem a sua própria taxa metabólica de repouso. Duas pessoas com mesma idade, sexo, peso e altura provavelmente terão metabolismos energéticos diferentes.

Mineralograma

O correto funcionamento do organismo depende da quantidade correta de vitaminas e minerais. O mineralograma permite que sejam quantificados os níveis de minerais essenciais e de elementos tóxicos no organismo por meio da análise do fio de cabelo. A falta de minerais essenciais ou o excesso de algum desses minerais tóxicos estão comumente associados à fadiga, stress, artrite, diabetes, depressão, osteoporose, diabetes, agressividade, irritabilidade, dores musculares, disfunções relacionadas ao colesterol, processos irregulares de envelhecimento (radicais livres), complicações do aparelho digestivo (como a má absorção dos alimentos), hipertensão e uma série de problemas do organismo.

Ao verificar esses níveis, esse exame permite que trabalhemos para alcançar o equilíbrio dessas substâncias. Os resultados são o primeiro passo para a elaboração de uma reeducação alimentar e de uma suplementação vitamínica por meio da terapia ortomolecular.

Esse reequilíbrio dos minerais e vitaminas rejuvenesce o paciente naturalmente, pois a pele reage instantaneamente ao organismo em harmonia. Assim sendo, esse diagnóstico é importante para pacientes que desejam rejuvenescer e tratar de problemas estéticos como estrias, flacidez, celulite, gordura localizada, dentre outros.

substâncias avaliadas

Minerais essenciais: Fósforo (P), Cálcio (Ca), Magnésio (Mg), Sódio (Na), Potássio (K), Ferro (Fe), Manganês (Mn), Zinco (Zn), Cobre (Cu), Enxofre (S), Selenio (Se), Estrôncio (Sr), Boro (B), Germânio (Ge).

Elementos tóxicos: Chumbo (Pb), Berilio (Be), Mercúrio (Hg), Cádmio (Cd), Arsênio (As), Bário (Ba), Zircônio (Zr), Titânio (Ti), Telúrio (Te), Alumínio (Al). Suplementares: Antimônio (Sb), Escândio (Sc), Ouro (Au), Prata (Ag), Bismuto (Bi) e Estanho (Sn).

Ultrassonografia

A ultrassonografia é um exame diagnóstico por imagem, utilizado em quase todas as especialidades médicas. Por meio desse exame, podemos observar o interior do corpo em tempo real: órgãos, tecidos, rede vascular e fluxo sanguíneo são avaliados sem o uso de radiação.

Como funciona

Aplica-se uma pequena quantidade de gel sobre a área a ser examinada. Um transdutor é, então, passado sobre essa área e transmite ondas sonoras que são convertidas pelo sistema de ultrassom em imagens seccionais ou tridimensionais. Por não utilizar radiação, não tem contraindicações nem efeitos colaterais.

Menu. Scroll Topo
Ligar Agora Agendar Consulta