Artigos

Devemos ou não mudar a alimentação no inverno?

A alimentação é parte importante da manutenção da nossa saúde, afinal, graças a ela é que obtemos energia, vitaminas e minerais para nos manter vivos. Mas, quando fica mais frio, fica parecendo que sentimos mais vontade de comer, não é mesmo? E afinal, devemos mudar a alimentação no inverno?

Demanda calórica pode ser maior

É verdade que, nos dias mais frios, o nosso metabolismo pode trabalhar um pouquinho mais do que o normal. O motivo desse aumento de trabalho é a necessidade de regular a temperatura corporal, que pode baixar com o clima mais frio. Com mais atividade do metabolismo, é natural que a nossa demanda calórica aumente um pouco também e por isso alguns especialistas podem recomendar um ajuste da alimentação para garantir maior segurança para a saúde – especialmente em indivíduos com baixa concentração de gordura corporal (que seria a reserva queimada para produzir energia).

Aproveite os alimentos da estação

Uma boa dica para ajustar a alimentação no inverno e não desregular a ingestão de calorias – ganhando peso indesejado durante esse período – é valorizar os alimentos da estação. Esses alimentos geralmente contam com características que ajudam o nosso metabolismo a se adequar a esses períodos de maior demanda energética.

Além disso, alimentos da estação são mais baratos e mais sustentáveis – e, portanto, ideais para se consumir na época certa do ano.

Mantenha a rotina do dia a dia

Além de ajustar a sua alimentação – e não mudar totalmente – você também não deve usar o inverno como uma desculpa para mudar a sua rotina do dia a dia. Por isso, para poder manter a saúde em dia, continue praticando atividades físicas e, é claro, evitar exageros na hora de montar suas refeições.

Acompanhamento nutricional é importante

Para a grande maioria das pessoas, pode ser um desafio fazer o ajuste correto da alimentação quando os dias estão mais frios. Controlar o apetite que aumenta pode ser difícil, assim como achar as melhores alternativas de produtos nutritivos para esses dias mais frios. Exatamente por isso é que o acompanhamento nutricional pode ser um auxílio importante para manter a saúde equilibrada e não sofrer com as consequências indesejadas do aumento da ingestão de calorias que pode acontecer no inverno.

Que tal marcar uma consulta com nossos especialistas em nutrologia? Entre em contato com a gente!