6 motivos para o aparecimento de manchas roxas no corpo

Você já parou para se olhar no espelho e descobriu algumas manchas roxas pelo corpo, mas sem nem mesmo se dar conta de que elas existiam antes? Essas manchas, que geralmente são causadas por conta de um acúmulo de sangue nessa região do corpo, podem ser consequência de hematomas que conquistamos ao longo do dia (esbarrando em algum lugar ou mantendo parte da pele em atrito com uma região irritante por muito tempo) como também um sinal de seu organismo de que tem algo errado.

Se a sua mancha roxa não é a consequência de um hematoma, o que mais ela pode significar?

Causas das manchas roxas

Deficiência de nutrientes

Sim. A falta de alguns nutrientes no organismo pode ser um motivo para que seu corpo comece a sinalizar para você que algo está errado, formando pequenas manchas roxas na pele. Geralmente, os roxos são consequência de deficiência de vitaminas como B, C, D ou A, além do ácido fólico.

Infecções locais ou generalizadas

A infecção é um quadro de irritação de um tecido corporal por conta da existência de uma bactéria ou outro organismo patológico na região. Os roxos podem surgir em regiões infeccionadas por conta do acúmulo de toxinas no sangue, que se torna mais escuro e, portanto, mais visível na nossa pele.

Envelhecimento da pele

Envelhecer também pode causar manchas roxas. Esse sintoma é uma consequência da pele que fica cada vez mais fina com o avanço da idade, deixando também os vasos sanguíneos mais transparentes e frágeis, ao ponto de formarem hematomas com frequência.

Quadros clínicos hematológicos

Manchas na pele também podem ser sinal de doenças mais graves, especialmente relacionadas com o nosso sangue. Doenças como a leucemia, o mieloma, a hemofilia e até a cirrose se manifestam através da formação de manchas roxas no sangue.

Atividades físicas em excesso

Você se exercita muito? Isso também pode causar manchas na sua pele, sabia? Isso acontece porque a tensão muscular pode romper vasos sanguíneos mais finos, de maneira involuntária, fazendo com que eles se rompam.

Diabetes não controlada

Pacientes que tem quadros de diabetes não controlada acabam manifestando manchas roxas no corpo, visto que o excesso de açúcar e a resistência insulínica podem deixar o sangue mais viscoso.

Como a nutrologia pode te ajudar?

A nutrologia pode ajudar a reduzir o aparecimento de manchas roxas no corpo no tratamento de questões como a baixa ingestão de vitaminas e outros nutrientes. Além disso, o nutrólogo pode agir diminuindo a ação de radicais livres no organismo, que aceleram o envelhecimento. Vale lembrar também que o controle da diabetes também pode ser feita por esse profissional, minimizando os quadros de manchas roxas no corpo.

Como a medicina esportiva pode te ajudar?

A medicina esportiva ajuda o paciente a apresentar menos roxos na pele quando essa condição é causada por um excesso da prática de exercícios. Dessa maneira, o profissional vai orientar melhor o paciente sobre a prática ideal, evitando não apenas as manchas, como também lesões desnecessárias no corpo.

Está apresentando muitas manchas roxas no corpo e não conhece a causa? Marque uma avaliação com nossos médicos!