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5 maneiras de melhorar o seu sono e como isso se relaciona com a perda de peso

É muito comum ouvir médicos, especialistas e até mesmo pessoas do nosso convívio falando sobre a importância do sono e como podemos ter uma vida mais saudável e balanceada quando cuidamos do nosso sono. Na verdade, não seria exagero dizer que ouvimos isso quase todos os dias, principalmente naqueles em que reclamamos de algo que nos incomoda, como dor de cabeça ou alguma indisposição. Sempre temos alguém para nos lembrar da importância de dedicarmos ao nosso sono assim como nos dedicamos aos exercícios, ou ao trabalho.

É muito comum ouvir médicos, especialistas e até mesmo pessoas do nosso convívio falando sobre a importância do sono e como podemos ter uma vida mais saudável e balanceada quando cuidamos do nosso sono. Na verdade, não seria exagero dizer que ouvimos isso quase todos os dias, principalmente naqueles em que reclamamos de algo que nos incomoda, como dor de cabeça ou alguma indisposição. Sempre temos alguém para nos lembrar da importância de dedicarmos ao nosso sono assim como nos dedicamos aos exercícios, ou ao trabalho.

Se tantas pessoas insistem em nos lembrar, e se tantos especialistas insistem em mencionar sempre que podem a respeito dessa importância, certamente é algo que devemos nos atentar. Durante o sono, nosso organismo trabalha as principais funções restauradoras do corpo, como o crescimento muscular e a síntese de proteínas, por exemplo. O sono nos possibilita repor energias e regular o metabolismo, que são fatores essenciais para nos manter em equilíbrio com nosso corpo e mente. É por isso que dormir bem é um daqueles hábitos essenciais que devemos priorizar na nossa rotina. 

Sempre ouvimos falar das famosas 8 horas de sono, mas esse número pode variar de acordo com a idade de cada pessoa, e com a fase em que se encontra. Por exemplo, adultos necessitam de 7 a 8 horas de sono de qualidade e em horários regulares por dia, já os adolescentes precisam dormir cerca de 8 a 10 horas diariamente.

FASES DO SONO 

Além disso, é importante ter um sono de boa qualidade, para que você se sinta descansado quando acordar. A regularidade no horário de dormir também é essencial para isso, já que o sono é composto por fases que precisam acontecer para que tenhamos uma noite completa de descanso.

Na primeira fase, quando você está adormecendo – naquela zona entre estar acordado e estar dormindo, o cérebro está trabalhando de maneira irregular, o corpo relaxa e a respiração fica mais lenta. O sono leve se inicia na segunda fase, quando a temperatura do corpo e os batimentos cardíacos diminuem. Na terceira fase, você entra em sono profundo. 

A quarta fase ocorre durante esse período, e é quando organismo libera hormônios de crescimento, os tecidos se recuperam e o corpo repõe a energia gasta.

É só na quinta fase que você começa a sonhar. O cérebro acelera novamente seu funcionamento e realiza uma espécie de “limpeza” na memória, mantendo as informações importantes que foram recebidas no dia.

Um sono de qualidade e por tempo adequado pode proporcionar diversos benefícios à saúde do organismo em geral. 

Agora, a pergunta que todos querem saber é: dormir bem realmente ajuda a perder peso?

A resposta é muito simples: sim. Um sono de qualidade pode te ajudar a manter um peso saudável, diminuir o risco de desenvolver doenças como diabetes e problemas cardiovasculares, reduzir o estresse, melhorar o humor e a sociabilidade, concentrar-se melhor, e muito mais.

Isso é possível porque durante o sono, alguns hormônios essenciais são produzidos no nosso organismo, e outros são diminuídos, como a grelina, que é um hormônio produzido no estômago, e que auxilia na digestão, mas também aumenta a fome e estimula o apetite. Quando a pessoa dorme pouco ou não tem uma boa noite de sono, a grelina pode ser produzida em maior quantidade, favorecendo o aumento da fome e a vontade de comer.

Por outro lado, a leptina é produzida durante o sono. Ela é um hormônio produzido durante o sono e está relacionado com a sensação de saciedade. Conseguimos regular o nosso apetite e controlar alguns impulsos alimentares quando conseguimos balancear os níveis de leptina e grelina. 

Outro hormônio que é estimulado durante o sono é o do crescimento, também conhecido como GH. Para quem quer perder peso, esse hormônio é muito importante! Ele estimula a redução da gordura corporal, a manutenção da quantidade de massa magra e a renovação celular, além de melhorar o funcionamento do sistema imune. Outro aliado importante é a melatonina, que ajuda a dormir melhor e a aumentar os benefícios do sono, além de estimular a neutralização dos radicais livres durante este período e controlar a produção de hormônios femininos, o que combate o acúmulo de gordura.

Por último, mas não menos importante, os hormônios produzidos no estresse, como adrenalina e cortisol, aumentam bastante quando não dormimos adequadamente. Nem precisamos falar sobre os efeitos do estresse no nosso dia a dia, né? Mas o que você talvez não saiba é que, quando esses hormônios estão elevados, eles impedem a queima de gordura e a formação de massa magra, além de aumentarem os níveis de açúcar no sangue, o que dificulta o emagrecimento.

Algumas dessas informações podem te ajudar a entender a importância do sono, e também a justificar o motivo de ouvirmos tanto falar sobre isso no nosso dia a dia, não somente de profissionais. Os efeitos positivos de uma boa noite de sono, e de uma rotina regular de descanso, são sentidos quase que imediatamente, e você pode beneficiar seu corpo e seu organismo de inúmeras formas apenas se dedicando a ter uma boa noite de sono. 

Não pense que vamos te deixar na mão bem agora! Vamos deixar aqui embaixo algumas dicas que podem te ajudar a dormir bem e ter uma boa noite de sono:

  • Tente concluir suas tarefas diárias  algumas horas antes de dormir. 
  • Evite estimulantes, como o café, canela, pimentas e aqueles com excesso de açúcar. 
  • Evite atividades físicas próximo ao horário de dormir. Não faça exercícios intensos e, o mais importante e mais difícil, não fique ligado ao celular.
  • Crie uma rotina consistente de sono. Tente dormir sempre no mesmo horário e se levantar no mesmo horário. Criar uma rotina ajuda muito!
  • Evite cochilos longos durante o dia.

Fique de olho em como seu corpo responde, e se mesmo seguindo todas as dicas e se dedicando a uma boa noite de sono você ainda encontra dificuldade em dormir, procure a ajuda de um profissional.

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