Artigos

5 hábitos capazes de reduzir o risco do câncer de mama

5 hábitos capazes de reduzir o risco do câncer de mama

O câncer de mama é uma das doenças crônicas não transmissíveis que mais mata mulheres em todo o mundo. No Brasil, esse tipo de câncer atinge uma a cada 15 mulheres, mesmo que tenha boa chance de cura se diagnosticada logo no início.

Além da identificação precoce da doença, com a realização de autoexames e consultas regulares com o ginecologista, nossos hábitos diários tem um papel quase que primordial no controle dessa doença. Para lhe mostrar que uma vida mais saudável pode lhe ajudar a minimizar os riscos dessa doença, listamos cinco hábitos que você precisa incentivar diariamente para não correr esse risco.

1)    Pratique exercícios físicos

A prática regulares de exercícios físicos é um dos hábitos mais importantes para a manutenção da nossa saúde. Além de auxiliar o organismo a se manter ativo e com todos os seus sistemas (pulmonar, cardiovascular, muscular, gastrointestinal) funcionando normalmente, a prática de atividades físicas ajuda a regular o metabolismo corporal e, consequentemente, o uso correto da energia corporal. Isso significa maior controle do peso e menor risco de desenvolvimento de doenças relacionadas com o sobrepeso e a obesidade.

2)    Inclua pimenta na dieta

A pimenta já vem sendo apontada por especialistas em nutrição e alimentação como um ingrediente poderoso na dieta de muitas pessoas. Um composto encontrado nesse alimento, a capsaicina, atua como um antioxidante natural que ajuda a proteger o organismo da ação de radicais livres que podem lesionar nossas células corporais e, é claro, aumentar o risco de desenvolver o câncer de mama.

Por isso, a inclusão da pimenta na dieta pode ser uma ótima maneira de reduzir os riscos de câncer de mama. Que tal considerar esse alimento no seu próximo prato?

3)    Controle o consumo de álcool

O consumo de álcool aumentou significativamente entre mulheres de todo o mundo – e diferentes faixas etárias – e com esse hábito, também aumentaram os riscos de desenvolver o câncer de mama. O álcool é um composto que pode ser danoso para as células humanas se consumido em excesso e, por consequência, estimular o desenvolvimento de organelas cancerígenas.

Por isso, para quem quer minimizar os riscos de desenvolver essa doença, o consumo de álcool deve ser feito de maneira moderada, sem exageros e poucas vezes na semana.

4)    Fique longe do cigarro

Um dos maiores produtores de radicais livres da nossa rotina diária é o cigarro. Mesmo que o consumo desse produto seja feito de maneira controlada e ocasional, ele é responsável por produzir um volume altíssimo de radicais livres, colocando em risco a saúde de qualquer pessoa.

Para o câncer de mama, os radicais livres são os fatores mais preocupantes, visto que influenciam no desenvolvimento da doença. Por isso, ficar longe do cigarro é a melhor maneira de não permitir que esse produto seja o responsável por desenvolver essa indesejada doença.

5)    Consulte o médico periodicamente

A melhor maneira de diminuir os riscos de desenvolver doenças como o câncer de mama é manter uma visita recorrente com o seu médico de confiança. A medicina preventiva, que foca em melhorar a qualidade de vida ao invés de tratar os sintomas das doenças, é indispensável para auxiliar no controle dessa tão temida doença.

Já marcou a sua consulta preventiva nesse ano? A Benessere pode lhe ajudar a manter a qualidade de vida!