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O que comer e o que evitar no café da manhã?

O café da manhã é considerado por muitos como a refeição mais importante do nosso dia, afinal, é ela que nos prepara para enfrentar a jornada que teremos pela frente ao longo das próximas horas. Mas você sabe o que comer e o que não comer nessa tão essencial refeição? Listamos abaixo os alimentos que não podem faltar e que você deve evitar nessa hora da manhã.

Evite no seu café da manhã:

Embutidos e processados

Carnes como presunto, salsicha e bacon, apesar de serem comuns em cafés da manhã de algumas famílias e até de estabelecimentos como hotéis, são produtos que não devem fazer parte dessa refeição. O motivo? Seu alto teor de sódio e de produtos químicos que podem prejudicar significativamente a sua saúde.

Cereais açucarados

Você provavelmente já viu alguém falar que os cereais açucarados são uma boa opção para nutrir seu café da manhã, afinal, são uma fonte saborosa de carboidrato, certo? A grande verdade é que esses alimentos são apenas fonte pura de açúcar, que podem prejudicar a sua glicemia sanguínea e sua saúde. Além disso, até o nível de fibra de sua composição é baixa – característica que deveria ser forte nesse tipo de alimento.

Donuts

Sabe aqueles saborosos donuts bem americanos que podem animar a sua manhã? Eles são péssimos substitutos para o pão que você cansou de comer todos os dias. Rico em gordura hidrogenada e açúcar, esse é um alimento que também prejudica os níveis de açúcar no seu sangue.

Sucos artificiais

Os sucos artificiais nada mais são do que uma bebida completamente rica em açúcar, pobre em vitaminas e minerais, e prejudicial para a nossa saúde cardiovascular. Substituir chás, cafés e sucos naturais por esses alimentos é um péssimo hábito para seu café da manhã.

O que comer no café da manhã:

Frutas

Não importa se você prefere comer a fruta inteira ou na forma de suco ou vitamina. O que interessa é que esses alimentos, ricos em vitaminas e minerais, devem estar presentes no seu café da manhã – em quantidades moderadas, é claro.

Sementes e cereais integrais

Para quem quer incrementar o suco, a vitamina ou até mesmo o iogurte, alimentos como a chia, a linhaça, a quinoa, aveia ou até mesmo a granola natural, podem ser ótimas opções para deixar seu café da manhã mais nutritivo, rico em fibras, carboidratos e proteínas.

Tapioca e sementes integrais

O carboidrato é um macronutriente que não deve faltar na nossa alimentação. Entretanto, é preciso fazer a escolha certa na hora de adicioná-lo ao seu café da manhã. Opte sempre por tapioca acrescentando semente como fonte de fibras a ela, para cumprir essa importante função nutricional na primeira refeição do dia.

O que você costuma comer no café da manhã? Tem enfrentado dificuldades de fazer uma refeição equilibrada e pronta para te preparar para o resto do dia? Marque uma consulta com nossos especialistas!