Exames

Bioimpedanciometria

Esse exame proporciona a avaliação da composição corporal, sendo, portanto, fundamental ao acompanhamento de programas de emagrecimento, no pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica, na avaliação do condicionamento físico, na análise do nível de hidratação do paciente, na definição da dieta, na prescrição de exercícios físicos, na prevenção e no tratamento de cardiopatias e demais doenças.

Como funciona

O exame de bioimpedância tetrapolar com oito eletrodos tácteis é um exame de alta precisão, não invasivo, rápido e indolor, que fornece dados de: peso, massa músculoesquelética massa de gordura corporal, água corporal total, massa livre de gordura, proteínas, minerais, IMC, percentual de gordura corporal, relação cintura-quadril (RCQ), controle de gordura, controle de músculos, peso ideal, grau de sobrepeso, análise segmentada de massa magra de gordura (quatro membros e tronco).

Calorimetria Indireta

A calorimetria indireta é um exame utilizado para medir a taxa metabólica de repouso. A determinação do perfil metabólico em repouso é importante para personalizar as necessidades energéticas de cada paciente, quantificar a utilização dos macronutrientes da dieta, maximizar os benefícios da terapia nutricional e avaliar a eficiência metabólica, sendo, portanto, muito útil para a eficácia dos programas de emagrecimento e de hipertrofia.

Como funciona

O organismo consome uma quantidade fixa de oxigênio por cada caloria oxidada. Pela diferença entre a quantidade de oxigênio no ar inspirado e expirado, o aparelho calcula com precisão quantas calorias o corpo está "queimando" em repouso. Cada pessoa tem a sua própria taxa metabólica de repouso. Duas pessoas com mesma idade, sexo, peso e altura provavelmente terão metabolismos energéticos diferentes.

Mineralograma

O correto funcionamento do organismo depende da quantidade correta de vitaminas e minerais. O mineralograma permite que sejam quantificados os níveis de minerais essenciais e de elementos tóxicos no organismo por meio da análise do fio de cabelo. A falta de minerais essenciais ou o excesso de algum desses minerais tóxicos estão comumente associados à fadiga, stress, artrite, diabetes, depressão, osteoporose, diabetes, agressividade, irritabilidade, dores musculares, disfunções relacionadas ao colesterol, processos irregulares de envelhecimento (radicais livres), complicações do aparelho digestivo (como a má absorção dos alimentos), hipertensão e uma série de problemas do organismo.

Ao verificar esses níveis, esse exame permite que trabalhemos para alcançar o equilíbrio dessas substâncias. Os resultados são o primeiro passo para a elaboração de uma reeducação alimentar e de uma suplementação vitamínica por meio da terapia ortomolecular.

Esse reequilíbrio dos minerais e vitaminas rejuvenesce o paciente naturalmente, pois a pele reage instantaneamente ao organismo em harmonia. Assim sendo, esse diagnóstico é importante para pacientes que desejam rejuvenescer e tratar de problemas estéticos como estrias, flacidez, celulite, gordura localizada, dentre outros.

substâncias avaliadas

Minerais essenciais: Fósforo (P), Cálcio (Ca), Magnésio (Mg), Sódio (Na), Potássio (K), Ferro (Fe), Manganês (Mn), Zinco (Zn), Cobre (Cu), Enxofre (S), Selenio (Se), Estrôncio (Sr), Boro (B), Germânio (Ge).

Elementos tóxicos: Chumbo (Pb), Berilio (Be), Mercúrio (Hg), Cádmio (Cd), Arsênio (As), Bário (Ba), Zircônio (Zr), Titânio (Ti), Telúrio (Te), Alumínio (Al). Suplementares: Antimônio (Sb), Escândio (Sc), Ouro (Au), Prata (Ag), Bismuto (Bi) e Estanho (Sn).

Ultrassonografia

A ultrassonografia é um exame diagnóstico por imagem, utilizado em quase todas as especialidades médicas. Por meio desse exame, podemos observar o interior do corpo em tempo real: órgãos, tecidos, rede vascular e fluxo sanguíneo são avaliados sem o uso de radiação.

Como funciona

Aplica-se uma pequena quantidade de gel sobre a área a ser examinada. Um transdutor é, então, passado sobre essa área e transmite ondas sonoras que são convertidas pelo sistema de ultrassom em imagens seccionais ou tridimensionais. Por não utilizar radiação, não tem contraindicações nem efeitos colaterais.

Ergoespirometria

Se você está iniciando a prática de atividades físicas – ou já é um adepto de treinos mais moderados ou intensos – provavelmente já ouviu seu médico lhe sugerir a realização de um teste de ergoespirometria, certo? A ergoespirometria, ou teste ergoespirométrico, é um procedimento que é capaz de avaliar o desempenho físico do indivíduo, levando-o a situações de esforço muscular, cardiovascular e pulmonar extremos. O objetivo do teste é conhecer os limites do indivíduo, desenvolvendo a partir dessa informação as prescrições de treino que ele vai necessitar para alcançar seus objetivos.

Como funciona

A ergoespirometria é um teste que unifica medidas cardiovasculares com pulmonares e, por isso, é chamado de teste cardiopulmonar. É realizada a análise do ar inspirado e espirado pelo paciente durante a realização de algum tipo de exercício e, a partir dai, é possível tirar conclusões relacionadas com o consumo de oxigênio, produção de gás carbônico, ventilação pulmonar e frequência respiratória do indivíduo. Enquanto isso, medidas da frequência cardiovascular são avaliadas para medir o esforço extremo capaz de ser atingido pelo paciente avaliado.

Menu. Scroll Topo
Ligar Agora Agendar Consulta