Artigos

Como funciona a dieta Cetogênica

Como funciona a dieta Cetogênica

Encontrar o equilíbrio entre o que comemos e como nosso organismo reage a esses estímulos é essencial para garantir o bom funcionamento do corpo e, é claro, nossa saúde. Por isso, os especialistas estão sempre procurando alternativas para encontrarmos esse equilíbrio e viver bem.

A dieta cetogênica é uma das descobertas recentes dos especialistas em alimentação, saúde e nutrição e promete garantir melhores resultados na busca por um corpo saudável. Que tal aprender mais sobre ela?

O que é a dieta cetogênica?

A dieta cetogênica é, em resumo, uma prática alimentar que propõe a redução do consumo de carboidratos ao longo do dia, equilibrando o plano alimentar com maiores volumes de gordura e proteína. O termo cetogênico remete ao quadro que o organismo alcança ao ficar longos períodos sem a ingestão de carboidratos – a cetogênese –  que leva o corpo a buscar outras fontes de produção de energia imediata, como na gordura.

Como ela funciona?

Para funcionar, a dieta cetogênica tem que garantir que a ingestão de carboidratos pelo indivíduo seja relativamente baixa. Essa baixa ingestão de carboidratos estimula que o corpo busque por fontes alternativas de energia, principalmente as gorduras, acelerando a queima das reservas adiposas no corpo.

Para isso, recomenda-se a ingestão de 70% de gorduras e 30% de proteínas. Mesmo que a ingestão de gorduras seja relativamente alta, o que se observa na prática da dieta cetogênica é uma importante redução do peso corporal após pouco tempo de sua prática. Vale lembrar que os carboidratos de absorção rápida, como arroz, massas e pães brancos, têm seu consumo proibido, sendo necessário priorizar carboidratos de fontes integrais, frutas e vegetais.

Preciso ter algum cuidado com a dieta cetogênica?

A cetogênese, que acontece com a falta de carboidratos para gerar energia no organismo, é uma fase metabólica que tem esse nome por conta do desenvolvimento de corpos cetônicos no corpo. Os corpos cetônicos são o resultado do uso de proteínas e gorduras como fonte de energia e que, em grande quantidade, ocasionalmente podem causar quadros de náusea e enjoo.

Exatamente por conta desse risco é que a prática da dieta cetogênica só pode – e deve – ser feita com o acompanhamento de um profissional especialista em alimentação, saúde e nutrição, como um nutrólogo. Esse profissional vai auxiliar o paciente a garantir a ingestão mínima de carboidratos necessária para evitar que a formação de corpos cetônicos prejudique sua saúde.

Quais são as vantagens da dieta cetogênica?

Esse tipo de alimentação é responsável por garantir um emagrecimento muito rápido e, por isso, é um verdadeiro sucesso nos consultórios de nutrólogos em todo país. Não apenas volume de peso é perdido de maneira eficiente, mas também a concentração de gordura corporal reduz drasticamente.

Vale reforçar que, para garantir esse benefício, o acompanhamento médico é praticamente indispensável para o paciente.

Ficou interessado em saber mais sobre o como a dieta cetogênica pode lhe ajudar a recuperar qualidade de vida e saúde? Marque uma consulta com nossos especialistas!