Artigos

Benefícios do Café

Benefícios do Café

Uma das bebidas mais antigas do mundo, o café é bastante valorizado por diferentes pessoas não apenas por conta de seu sabor e aroma característicos, mas também por seus benefícios para a saúde humana.

Se você ainda não tem o hábito de tomar um pouquinho de café todos os dias, nesse artigo, vamos lhe apresentar os benefícios desse grão para a saúde, para que você possa se convencer de dar mais uma chanca a ele na sua rotina.

Grande efeito estimulante

Muito provavelmente a característica do café que você mais conhece é o seu poder estimulante – e também o mais procurado por quem consome essa bebida. O café é um produto rico em cafeína, que é um estimulante natural do organismo humano, aumentando nossa sensação de alerta e disposição para o dia a dia.

É por isso que muitas pessoas se acostumaram a não começar o dia de atividades sem antes tomar uma xícara de café.

Bebida antioxidante

O grão de café é um produto rico em compostos classificados como antioxidantes, que são capazes de atuar na proteção do organismo contra a ação de radicais livres. O efeito antioxidante do café é ainda mais aproveitado quando ele é produzido com grãos moídos na hora, permitindo que menos compostos antioxidantes se percam no contato com o oxigênio.

Melhora o humor

Era de se esperar que um alimento estimulante fosse capaz também de mudar, completamente, o nosso humor após o seu consumo. A cafeína tem esse poder de deixá-lo mais disposto para o dia a dia e, é claro, mais bem humorado ao longo da rotina.

Você já tentou melhorar um dia ruim com a ajuda de uma xícara de café? Vale a pena fazer um teste e ver como essa bebida atua na nossa sensação de alegria e bem estar.

Atua no tratamento de placa dental

Uma outra importante característica do café para a saúde humana é a sua capacidade de atuar como protetor da estrutura dental, atuando na menor formação de placa na arcada. O motivo desse efeito positivo é a presença de tanino em seus grãos, que tem efeito protetor para os dentes quando o assunto é placa bacteriana.

Aumenta o metabolismo corporal

Um composto estimulante naturalmente apresenta importantes características que aumentam o metabolismo corporal do indivíduo que opta por consumi-lo. Por isso é que podemos dizer que o café é um alimento termogênico, por ser capaz de elevar a temperatura e metabolismo corporal, podendo favorecer até mesmo uma possível perda de peso, quando associado a uma dieta equilibrada.

Estimulante para o sistema gastrointestinal

Você já observou que, logo após tomar café, seu intestino funciona melhor? Isso acontece graças ao efeito que esse alimento tem no sistema gastrointestinal humano, auxiliando o estômago e o intestino a aumentar sua movimentação para garantir a absorção e o trânsito do bolo alimentar durante o processo de digestão.

Essa característica, naturalmente, melhora o funcionamento intestinal, evitando quadros de constipação. Mas atenção: café demais também pode desregular o intestino, levando a quadros indesejados de diarreia.

Você conhecia esses benefícios do café? Tinha o hábito de consumir essa bebida? Que tal adicionar esse produto na sua alimentação com a ajuda de um especialista? Marque uma consulta com a gente!