Artigos

Alimentos que aliviam a dor de cabeça

Alimentos que aliviam a dor de cabeça

A dor de cabeça é um dos sinais mais comuns de que algo pode não estar indo bem na sua saúde. Ela pode significar falta de consumo de água, excesso de sono, fome, sensação de cansaço, estresse e também que você anda se alimentando de maneira irregular.

Se você quer se ver livre da dor de cabeça de maneira eficiente, e não depender apenas dos analgésicos utilizados para controlar esse tipo de desconforto, que tal conferir quais alimentos podem lhe ajudar nessa tarefa?

Frutas cítricas

As frutas que são ricas em vitamina C, chamadas também de frutas cítricas, são muito importantes para quem quer aliviar a dor de cabeça. Essa vitamina ajuda a fortalecer a parede dos vasos sanguíneos na região do cérebro, minimizando sintomas de dor na região. Além disso, a vitamina C tem ação diurética, que pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea na região, também controlando as dores de cabeça.

Alimentos calmantes

Alguns alimentos, além do valor nutricional e de seus compostos químicos, também têm poderes calmantes que podem ajudar a minimizar os desconfortos das dores de cabeça. Bons exemplos são o maracujá, a canela e os vegetais de coloração verde, que são considerados calmantes naturais e que podem reduzir a atividade cerebral por alguns momentos, minimizando os desconfortos.

Peixes de água fria

O ômega 3 é um nutriente essencialmente importante para a saúde humana. Além de cuidar da saúde do coração, ele também tem intensa relação com a capacidade de controlar as dores de cabeça. Como eles conseguem? Esse nutriente reduz a viscosidade do sangue, facilitando sua circulação pelos vasos, reduzindo a pressão e, consequentemente, as dores na região do cérebro.

Alimentos ricos nesse nutriente sãos os peixes cultivados em águas mais frias, como o salmão, a sardinha e o atum.

Oleaginosas

Assim como os peixes de água fria, outros alimentos naturalmente ricos em ômega 3 são as oleaginosas. Oleaginosas são alimentos como as nozes, as castanhas, amêndoas, avelãs e similares, que tem alto teor de gordura saudável e, por isso, alta concentração desse nutriente tão importante para a nossa saúde e, agora, para tratar as dores de cabeça!

Chás e bebidas com alto teor de água

Como afirmamos no início desse texto, a dor de cabeça pode ser um simples sintoma de um quadro de desidratação nos tecidos cerebrais. Exatamente por isso, o tratamento para esses desconfortos pode ser buscar uma reidratação para a região, elevando o consumo de água e bebidas com alta capacidade de hidratação.

Bons exemplos dessas bebidas são os chás, que além de contarem com a concentração de água, também podem conter compostos relaxantes em suas ervas ou folhas, que ajudam a minimizar a pressão na circulação sanguínea da região. Sucos preparados com frutas e alguns vegetais também podem ter efeitos positivos no controle da dor de cabeça.

Esses são alguns dos alimentos que podem lhe ajudar a controlar a dor de cabeça. É importante, além disso, evitar outros produtos que podem ser prejudiciais para essa condição, como alimentos muito apimentados, condimentados, industrializados, estimulantes e até mesmo bebidas alcoólicas. Fique atento à presença destes produtos quando começar a sentir esse sintoma desconfortável.

Quer melhorar sua alimentação e evitar futuras dores de cabeça? Marque uma consulta com a nossa equipe!