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Alimentos que ajudam a reduzir os triglicerídeos

Alimentos que ajudam a reduzir os triglicerídeos

O nível de gordura no sangue é um dos importantes indicadores bioquímicos que devem ser acompanhados regularmente por qualquer pessoa. Para quem enfrenta um histórico de triglicérides e colesterol alto na família, esse cuidado deve ser ainda maior.

O uso de medicamentos para controlar o nível de gordura no sangue pode ser uma etapa importante do tratamento desses pacientes, entretanto, a melhora da qualidade da dieta diária é um passo indispensável para a garantia e manutenção dos bons resultados.

Alguns alimentos são itens chave em uma dieta pensada exclusivamente para a redução dos níveis de triglicérides no sangue. Que tal conferir quais são eles e priorizá-los na sua alimentação diária?

Frutos secos

Alimentos como o amendoim, as nozes, castanhas e similares são produtos que, além de ricos em fibras alimentares, que ajudam a controlar os níveis de gordura no sangue, são também fonte importante de gorduras saudáveis, que também ajudam a reduzir os altos níveis de triglicérides e colesterol no organismo.

Abacate e açaí

Essas são frutas especiais, que são extremamente nutritivas, mas que contam com uma boa concentração de gorduras saudáveis em sua composição – que podem elevar seu valor nutricional, mas torna-las uma importante arma na redução do triglicérides sanguíneo.

Azeite de oliva

O azeite é um dos alimentos mais nutritivos da nossa dieta, visto que conta também com gorduras extremamente saudáveis e necessárias para a manutenção da nossa saúde. Sua composição lipídica é que faz esse alimento ser tão importante para o controle do triglicérides, visto que também ajuda a recompor a qualidade do nosso perfil bioquímico.

Cereais integrais

As fibras alimentares são importantes aliadas no controle da gordura no sangue, visto que diminuem a velocidade de absorção desse nutriente pelo organismo e, dessa maneira, favorecem o tratamento de condições como o colesterol alto e o triglicérides alto.

Alimentos como os cereais integrais são ricos nesses compostos nutricionais e, por isso, devem fazer parte da dieta de qualquer pessoa – especialmente aquelas que precisam de reduzir o volume de gordura no sangue.

Peixes

Os peixes são alimentos ricos em nutrientes mas, aqueles oriundos de água fria, como o salmão, o atum e a sardinha, são ainda mais poderosos para quem precisa controlar o triglicérides. O motivo é sua concentração de ômega 3, um ácido graxo que atua diretamente na capacidade do organismo em manter um perfil lipídico saudável.

Frutas e verduras

Não apenas os cereais integrais e as oleaginosas são alimentos ricos em fibras alimentares e que devem estar na dieta dos indivíduos com colesterol alto e triglicérides elevado. As frutas e verduras, que também são alimentos ricos nesses nutrientes, são consideradas as melhores fontes de fibra da nossa alimentação. Além disso, podem conter um alto volume de antioxidantes naturais em sua composição, que auxiliam a evitar riscos ainda maiores quando o assunto é uma elevação na gordura identificada no sangue.

Você está enfrentando problemas para manter seus níveis de triglicérides nos valores considerados saudáveis e normais? Marque uma consulta com nosso time e avalie sua saúde e alimentação!