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9 Alimentos Ricos em Proteínas

9 Alimentos Ricos em Proteínas

A proteína é um dos macronutrientes mais importantes para quem quer aumentar a massa muscular e também a qualidade de vida – afinal, ela também participa da formação de nossos órgãos e de vários de nossos sistemas corporais.

É muito simples garantir uma alimentação rica em proteínas, visto que existem vários alimentos que são ricos nesse macronutriente. Para lhe ajudar a manter uma alimentação equilibrada nesse importante nutriente, preparamos uma listinha com 9 alimentos fonte que você não pode deixar de conhecer.

Carnes em geral

As carnes não poderiam faltar nessa lista de alimentos ricos em proteínas, afinal, são a principal fonte desse nutriente para a nossa saúde. Qualquer tipo de carne é uma fonte praticamente pura de proteína de alto valor biológico – aquelas que absorvemos com maior facilidade – e que são indispensáveis para a manutenção da nossa qualidade de vida.

Não importa se você é fã da carne bovina, da carne de porco ou de frango, os três tipos são ótimas opções de alimentos ricos em proteínas.

Peixes

Os peixes só não estão agrupados no item de carnes, acima, por consideramos esse um tipo de carne mais nobre, rica em outros nutrientes igualmente importantes para a nossa saúde, como a gordura ômega 3, por exemplo.

Mas, assim como outros alimentos de origem animal, essa também é uma alternativa rica em proteínas que você pode – e deve – adicionar à sua alimentação.

Ovos

Ovos também são produtos de origem animal e, por isso, é natural que sejam fontes praticamente puras de proteína de alto valor biológico para nossa alimentação. Além da clara, que é formada totalmente por albumina, a gema é uma fonte rica em gorduras indispensáveis para a formação de hormônios que atuam na estruturação da nossa massa muscular.

Leite e laticínios

Outros alimentos de origem 100% animal são o leite e seus derivados, os laticínios. Apesar de conterem em sua composição outros macronutrientes importantes, como por exemplo os carboidratos e as gorduras, a maior parte desses alimentos ainda é formada por proteínas de alto valor biológico, que são muito bem aproveitadas por nosso organismo. Além disso, os laticínios são ricos em cálcio, um mineral importantíssimo para a saúde óssea, que vai suportar o aumento de massa muscular promovido pela ingestão de proteínas.

Feijão

Fora da família dos alimentos de origem animal, o feijão é um dos principais representantes dos alimentos ricos em proteínas disponíveis para a nossa dieta. Essa leguminosa apresenta, pelo menos, 10% de sua composição como proteína, que pode ser facilmente absorvida quando o alimento está cozido.

Ervilha

Da mesma família da soja e do feijão, a ervilha, que é outra leguminosa que também conta com boa concentração de proteína em sua composição. Pode ser utilizada como substituta das outras leguminosas ou até mesmo para aumentar a concentração de proteína em um prato de carne.

Grão de bico

O grão de bico é um alimento popular para a cocção de pastas e até mesmo para complementar saladas e outros pratos. Como também é uma leguminosa, conta com boa concentração de proteína de origem vegetal, facilmente absorvida quando o alimento é preparado cozido.

Quinoa

A quinoa é um dos superalimentos disponíveis para consumo humano. Rica em carboidratos e proteínas, ela é considerada a opção perfeita para quem quer criar pratos nutricionalmente completos e exóticos.

Lentilha

Último alimento da lista das leguminosas ricas em proteína é a lentilha, que tem a composição nutricional muito parecida com a do feijão – tanto que é bastante usada na culinária como substituta desse alimento.

Quais desses alimentos estão presentes na sua dieta diária? Quer fazer com que eles apareça mais na sua rotina? Marque uma consulta com a gente!